Financiamento em energia solar

Saiba como funciona o financiamento em energia solar

Se você está pensando em investir em um sistema de energia solar, mas não sabe qual financiamento em energia solar escolher, saiba que existem alguns detalhes importantes sobre o tema.

Hoje em dia podemos encontrar diversas opções de linhas de financiamento oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, e você pode escolher entre as vantagens de cada um para definir o que se encaixa no seu orçamento.

Existem opções voltadas apenas para pessoa física ou jurídica, e os prazos, as taxas e os limites de crédito também costumam ser diferentes para cada consumidor. Existem ainda opções voltadas para o setor rural, ajudando os produtores e o agronegócio.

Se você tem dúvidas sobre como funciona esse financiamento, como escolher e quais as vantagens, trouxemos duas opções de financiamento com informações que podem ajudar. Confira a seguir.

Índice

1. Financiamento em energia solar: como funciona?

2. Opções de financiamento em energia solar
2.1 Financiamento Solar BV
2.2 Financiamento Solar Santander

Financiamento de energia solar: como funciona?

Financiamento

Primeiro, para que você consiga financiar um projeto de energia solar, é preciso fazer uma simulação com a empresa que irá instalar esse sistema.

Vale lembrar que alguns bancos aceitam orçamentos apenas de empresas credenciadas, que possuam os certificados do Inmetro para instalar equipamentos fotovoltaicos. Inclusive, é possível consultar online os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Equipamentos para Geração de Energia Fotovoltaica.

Com o orçamento já em mãos, você pode procurar o banco que preferir para solicitar o financiamento de energia solar. E para conseguir aprovação, siga algumas condições de acordo com as análises e crédito feitas pelo banco.

Estando de acordo com todos os detalhes da contratação do financiamento, o contrato é assinado para que o crédito seja liberado. Os valores normalmente são repassados diretamente para as empresas responsáveis pela instalação.

Aproveite para saber também o que significa o Autoconsumo remoto e conhecer essa modalidade de energia solar.

 Opções de financiamento de energia solar

Financiamento Solar BV

Financiamento

A opção de financiamento de energia solar BV tem tido alta procura no país. Um ponto interessante nessa alternativa é contar com plataforma digital específica para esse tipo de financiamento, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas.

Essa solução foi desenvolvida de maneira independente no ano de 2017, com o objetivo de financiar projetos de energia solar sem burocracia, com mais agilidade e de forma 100% digital.

No ano de 2021, o financiamento solar do BV teve um crescimento de 256% sobre os contratos finalizados. Essa operação é feita na modalidade de Crédito Direto ao Consumidor, permitindo ao cliente fazer pagamentos antecipados, liquidar, ou outras facilidades.

As taxas desse financiamento são competitivas no mercado, e as parcelas mensais são fixas.

Financiamento Solar Santander

Financiar sistema de energia solar

Outra opção de financiamento de energia solar é o financiamento de placas solares do Santander, que disponibiliza a opção para os consumidores desde o ano de 2017.

O principal objetivo do banco com essa modalidade de crédito é incentivar os projetos sustentáveis no Brasil. Esse financiamento solar atende a todos os tipos de consumidores do país, sendo clientes do banco ou não.

No ano de 2022, o Santander estima conceder mais de R$10 bilhões em financiamento de energia solar e outras fontes de energia limpa e renováveis.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o assunto, aproveite para dar mais um passo e faça uma simulação de projeto de energia solar com a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.