O que é um micro inversor solar, como funciona e qual a diferença em comparação com o inversor solar?

Um sistema de energia solar fotovoltaica é composto por equipamentos como painéis solares, inversor ou micro inversor solar, medidor bidirecional, string box e cabeamentos. Tudo isso utilizado em conjunto é o que possibilita a geração de energia elétrica de fonte solar.

No entanto, com a evolução tecnológica dos equipamentos, algumas dúvidas pode surgir. Por exemplo, qual a diferença entre inversor solar convenciona e o micro inversor? Então, vamos falar sobre esse componente desta vez, confira.

Índice

1. Entenda qual a diferença entre eles

2. Qual a função do micro inversor solar?

3. Existe diferença sobre o volume de produção de energia?

4. Principais vantagens do micro inversor solar
4.1 Não prejudica o desempenho
4.2 Expansível
4.3 Tolera sombras

Entenda qual a diferença entre eles

Inversor e micro inversor solar

O micro inversor é um aparelho menos robusto, o que pode agradar esteticamente quanto à instalação na propriedade, pois é menos visível, mais discreto.

Além disso, ele é feito para gerar energia de maneira independente das placas solares e trabalha módulo a módulo, assim garante um ganho de eficiência.

Já o inversor solar convencional conecta-se aos painéis solares para gerar energia e a própria forma como é estabelecida essa conexão é diferente.

Então, para ter uma ideia melhor, vamos usar um exemplo. Imagine que um sistema de energia solar com cinco painéis solares, um deles pode acabar dando algum tipo de problema. Isso vai comprometer a eficiência do processo. Aliás, é algo que pode acontecer em caso de excesso de sombreamento em uma das placas.

Nessas situações, o micro inversor solar é mais eficiente, porque opera módulo a módulo. Enquanto o inversor convencional é ligado em série, o que permite que a placa com defeito, ou sombreamento, afete o desempenho das demais placas, fazendo funcionarem na mesma potência.

Aproveite para saber também como funciona a energia solar residencial.

Qual a função do micro inversor solar?

Sua função é converter a eletricidade de corrente contínua para corrente alternada, que é exatamente a mesma função do inversor convencional.

No entanto, o micro inversor é um equipamento menor, que pode ser instalado de forma mais discreta. E sua tecnologia possibilita aproveitar a potência de cada módulo.

Hoje em dia, os sistemas de energia solar já contam com essa tecnologia dos micro inversores e otimizadores de potência, fazendo com que os painéis solares sejam dimensionados de forma individual em vez de ser feito em série.

Existe diferença sobre o volume de produção de energia?

O equipamento convencional é maior justamente por ter uma potência maior do que o micro inversor solar, afinal, a sua aplicação é para atender uma série de painéis, com várias placas solares.

Já o equipamento micro, por sua vez, possui potência menor e tamanho menor também, quando comparado ao inversor solar.

Esse tamanho é menor porque a intenção é atender uma quantidade reduzida de painéis solares, otimizando-os de forma individual.

Principais vantagens do micro inversor solar

Não prejudica o desempenho

Quando apresenta defeitos, não afeta a geração de energia de outros painéis, enquanto que o equipamento convencional pode atrapalhar o desempenho do conjunto inteiro.

Expansível

Por ser modular, esse equipamento é facilmente expansível de um painel apenas para vários painéis independentes.

Tolera sombras

Como explicamos anteriormente, ele opera módulo a módulo. Assim, o desempenho de um painel afetado pelo sombreamento não vai impactar no painel vizinho, pois funcionam de forma independente.

Para saber mais sobre como funciona a energia solar e os equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, acesse o nosso blog. Pensando em economizar gerando energia solar em sua propriedade? Então, faça já uma simulação de sistema de energia solar e dê o primeiro passo!