O produtor rural já conta com pelo menos quatro bons motivos para apostar na energia solar em zonas rurais, afinal essa opção tem provado ser uma das melhores soluções considerando custos e benefícios quanto ao uso d energia elétrica.
Isso porque reduzir os gastos com a conta de luz costuma ser uma das prioridades de qualquer produtor rural, pois são elevados e pensam no equilíbrio financeiro para a produção.
Se você deseja entender um pouco mais sobre a utilização da energia solar em zonas rurais, como é feita a instalação, como é a infraestrutura e quais as principais vantagens, acompanhe as informações a seguir.
Índice
1. Energia solar em zonas rurais: quais suas utilizações?
2. Os motivos para investir em energia solar no campo
2.1 Redução de custos
2.2 Possibilidade de financiamento
2.3 Energia inesgotável e limpa
2.4 O valor do investimento está em queda
Energia solar em zonas rurais: quais suas utilizações?
A energia solar traz benefícios para os moradores e produtores de zonas rurais a partir da captação da luz do sol e consequente geração de energia.
Com isso, os produtores não precisam depender da rede de distribuição de energia, que normalmente possui custos altos e compromete grande parte do orçamento.
A energia solar no agronegócio também pode ser utilizada para irrigação por meio do bombeamento de água, além de ser utilizada para outros fins.
Aproveite para entender por que é seguro investir em energia solar.
Os motivos para investir em energia no campo
1 – Redução de custos
No agronegócio, os gastos com energia são bem mais altos do que em residências e empresas comuns. Além disso, pode-se observar que as tarifas de energia estão aumentando.
Com isso, para reduzir os custos com as contas de luz, o ideal é gerar a própria energia por meio de um sistema fotovoltaico.
2 – Possibilidade de financiamento
Se você pensou em investir em energia solar mas ainda não possui um orçamento voltado para isso, saiba que existem linhas de financiamento de energia solar para o agronegócio.
Com isso, você consegue dar início ao seu projeto de instalação o quanto antes.
3 – Energia inesgotável e limpa
Tão válido quanto a redução de gastos, outro motivo para investir em energia solar no agronegócio é contar com uma fonte de energia inesgotável e limpa.
Pois a energia solar, além de ser econômica, também é uma opção muito mais sustentável, ajudando na preservação do meio ambiente e diminuindo os impactos negativos no equilíbrio dos biomas.
4 – O valor do investimento está em queda
Para que essa tecnologia seja cada vez mais acessível para os consumidores, os sistemas de energia solar estão com o seu valor do investimento cada vez menor, chegando a uma redução de preço de até 75%.
Como a instalação é feita?
Como dissemos, a energia solar no agronegócio tem sido cada vez mais uma alternativa a se pensar para quem deseja economizar com as contas.
Com a facilidade das linhas de financiamento, se tornou ainda mais fácil conseguir instalar esses sistemas nas zonas rurais e ampliar esse mercado.
Leia também: Posso ter energia solar sem investir em um sistema fotovoltaico?
Depois, os sistemas fotovoltaicos nas áreas rurais tem uma instalação parecida a dos sistemas residenciais nas zonas urbanas, com alguma diferença na infraestrutura e particularidades do tipo de projeto, ou de fatores climáticos.
Primeiro, instalam-se os painéis solares no telhado (ou no solo, a depender do projeto) para conseguir captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica. Essa energia é transmitida para um inversor solar para que o consumo possa ser viável.
Feito isso, é preciso homologar a instalação do projeto junto à distribuidora de energia e pronto. Você poderá usar o seu sistema e contar com os benefícios.
E então? Quer saber mais sobre utilizar energia solar em zonas rurais? Acesse o site da Green Solar e conheça os serviços da maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro! Aliás, faça já uma simulação do projeto de energia solar conosco.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.