No Brasil, a energia solar como um todo ainda é uma grande novidade, e, por conta disso, cercada de dúvidas. Por exemplo, é possível fazer microgeração de energia solar em casa?
Antes de tudo, saiba que a ANEEL aprovou, em 2012, uma regulamentação que inicialmente foi vista como obstáculo para o crescimento da energia solar.
No entanto, em 2015 tais obstáculos foram revistos ao conceito recente de microgeração de energia solar foi sendo desenvolvido cada vez mais em todo o território brasileiro.
Então, acompanhe este artigo em que falamos um pouco mais sobre essa novidade e todas as vantagens que ela oferece.
Índice
1. Microgeração de energia solar: o que é?
2. Minigeração de energia: o que é?
3. Como funciona a microgeração de energia
4. Microgeração de energia solar: tem vantagens?
4.1 Energia Sustentável
4.2 Sistema eficiente
4.3 Muito econômico
4.4 Fácil instalação, pouca manutenção
Microgeração de energia solar: o que é?
Qualquer sistema fotovoltaico de energia solar que tenha potência menor que 75 kWp recebe o nome de microgeração de energia.
Minigeração de energia: o que é?
Você sabia que também existe a minigeração de energia solar? Pois é. Recebe esse nome todo e qualquer sistema com capacidade entre 75 kWp e 5 MW.
Como funciona a microgeração de energia
A norma N°482 da ANEEL, regulamentada em 2012, foi o marco da microgeração de energia no país, pois permitiu que toda energia extra produzida pelos sistemas solares pudesse ser transformada em créditos para uso posterior.
Em outras palavras, toda energia que o sistema solar produz em um dia de muito sol e que não é utilizada pela unidade consumidora é repassada à rede elétrica da distribuidora, que, por sua vez, oferece créditos em KWh para serem utilizados em até 60 meses.
Então, é como se você “vendesse” energia solar para a distribuidora e ela faz o pagamento por meio de KWh para consumo.
Os sistemas de microgeração são formados por:
- placa solar: absorve a luz solar;
- inversor solar: converte a luz do sol captada em energia para consumo;
- quadros de energia: são conectados ao sistema fotovoltaico e permitem o consumo da energia pelo imóvel.
Após esse processo, a energia fica pronta para ser utilizada pelos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e demais necessidades do imóvel.
Aproveite para saber também sobre o autoconsumo remoto: uma modalidade de consumo de energia solar.
Microgeração de energia solar: tem vantagens?
Tanto a micro quanto a minigeração de energia solar traz muitas vantagens para os consumidores. Entre elas podemos citar os seguintes abaixo.
Energia Sustentável
As painéis solares são capazes de produzir energia limpa e renovável por mais de 40 anos.
Além disso, eles tem mínima emissão de gases poluentes restrita apenas ao processo de fabricação das placas, porém não emitem qualquer tipo de poluição no processo de geração de energia solar. Assim, previne o aquecimento global e ainda, outro ponto positivo, podem ser reciclados.
Sistema eficiente
A microgeração de energia solar tem o objetivo de produzir a energia para abastecer o próprio local de produção.
Desse modo, não é necessário realizar nenhum serviço para construção de fios de transmissão, afinal é só instalar no telhado ou no solo e utilizar.
Muito econômico
A produção de energia solar pode diminuir o consumo de energia elétrica da rede de distribuição convencional, gerando até 95% de economia na conta de luz virá quase zerada.
E não precisa ficar preocupado sobre o prazo para que seu sistema solar traga retorno financeiro. Os micro e mini geradores de energia solar utilizam a tecnologia Module Level Power Electronics (MLPE), que garantem eficiência e retorno no investimento em menos tempo, se comparado aos sistemas comuns.
Fácil instalação, pouca manutenção
A instalação de um sistema solar comum já é bem simples, e quando falamos de microgeradores, fica mais fácil ainda.
Apesar de parecer um trabalho difícil, a implementação de um micro gerador de energia solar é muito fácil de instalar e não necessita de manutenção com frequência.
Quer saber mais a respeito? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar conosco, a Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.