A notícia sobre a taxação de energia trouxe questionamentos para quem já investiu ou pensa em investir na geração de energia solar: afinal, como seria essa taxação? Vai ficar muito caro?
Isso porque a intenção em gerar eletricidade a partir da luz do sol é justamente economizar nos custos com energia e parar de depender da eletricidade fornecida pelas concessionárias regionais, com tarifas elevadas frequentemente ajustadas.
Então, não deixe que as dúvidas impeçam você de compreender esse tipo de investimento.
Saiba de uma vez o que significa a “taxação solar” e o que vai mudar. Veja a seguir.
Índice
1. O que quer dizer “taxação solar”?
2. Todo mundo que tiver placa fotovoltaica terá de pagar?
3. Mesmo com taxação o melhor é apostar em energia solar
O que quer dizer “taxação solar”?
A chamada “taxação solar” foi umas das novidades trazidas pela de Lei da Energia Solar. E, embora tenha sido discutida desde há muitos meses atrás, só no início de 2023 começou a valer.
Uma das mudanças principais é a cobrança sobre o uso da rede de distribuição da concessionária local, que é usada para injetar na rede a energia solar gerada em excedente (isto é, não consumida na propriedade).
Assim, os consumidores que adquiriram e instalaram um sistema fotovoltaico após seis de janeiro de 2023 receberão a cobrança da taxa denominada Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD Fio B). Já que os já possuem um sistema em funcionamento, pagarão pela taxa a partir de 2045.
Todo mundo que tiver placa fotovoltaica terá de pagar?
Sim. Na teoria, todo mundo vai ter de arcar com a taxação de energia solar, mas alguns demorarão mais até que as taxas comecem a ser cobradas.
No entanto, é normal que existam dúvidas, principalmente de quem já possui painéis solares em funcionamento.
Aqueles que já fizeram a instalação do seu sistema fotovoltaico podem ficar até 2045 sem precisar pagar nada pela geração de energia limpa.
Por outro lado, quem instalou o sistema fotovoltaico após seis de janeiro de 2023 passará a receber a cobrança. Já após 2045, as pessoas que tiverem equipamentos para gerar energia solar terão de pagar 90% de taxa em sua conta de eletricidade, com a diferença de que ao longo desse tempo já terão tido retorno suficiente do investimento feito no sistema de energia solar.
Mesmo com taxação o melhor é apostar em energia solar
A dúvida sobre ser ou não um bom negócio investir em um sistema para geração própria de energia solar não se sustenta.
Isso porque essa alternativa de consumo de energia elétrica continua sendo mais econômica e sustentável do que consumir eletricidade fornecida pela rede de distribuição regional.
O fato de haver uma taxação a partir de 2023 não significa que essa opção vai deixar de trazer os benefícios que já traz. Além de contar com uma fonte de energia limpa mais acessível financeiramente do que a conta de eletricidade que a maioria das pessoas paga hoje.
Agora que você já entendeu mais sobre taxação de energia solar, venha agora mesmo fazer uma simulação do seu projeto com a Green Solar, somos a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Atualizado em 16/01/2023
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.