Muitas são as dúvidas dos indivíduos em relação a um sistema fotovoltaico, como, por exemplo, se é necessária autorização para a instalação, ou se é preciso legalizar uma usina solar.
Então, quais seriam os documentos para isso? Depende do tipo de sistema? Como funciona?
Vamos falar sobre esses pontos, por isso confira as informações que trouxemos a seguir. Mas vale lembrar que, antes de tudo, a energia fotovoltaica é atrativa por diversos fatores:
- economia de até 95% na conta de luz;
- solução duradoura para o consumo de energia;
- durabilidade do sistema, que pode ultrapassar 20 anos.
- retorno do investimento garantido.
Então, independentemente das dúvidas pontuais sobre documentação, as vantagens dessa alternativa são evidentes. Agora, confira o artigo.
Índice
1. Primeiro, o que é um sistema de energia solar?
2. É necessária autorização para instalação do sistema?
3. Quais são os documentos necessários para legalização?
4. Como realizar a instalação do sistema fotovoltaico no imóvel?
Primeiro, o que é um sistema de energia solar?
O sistema de energia solar, também chamado de sistema fotovoltaico, é um sistema que produz energia elétrica sustentável, limpa e renovável por meio dos raios solares.
A energia elétrica tem ganhado força no Brasil, principalmente por ser um país que recebe uma alta incidência de raios solares ao longo de toda sua extensão.
Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos, o sistema on grid e o sistema off grid.
Aproveite e descubra também se é possível ter energia solar sem investir em um sistema fotovoltaico.
O primeiro costuma ser utilizado no meio urbano, em que há ligação com a rede de concessionária de energia. É possível de ser instalado tanto em empresas quanto em residências de variadas proporções.
Já o sistema off grid se trata de um sistema independente, isto é, não faz parte da rede pública de energia elétrica. Ele é indicado para regiões mais distantes da rede, como áreas rurais que não possuem acesso ao fornecimento elétrico.
É necessária autorização para instalação do sistema?
Em regra, é necessário autorização. O que vai determinar a necessidade ou não de autorização para instalação dos chamados sistemas fotovoltaicos em imóveis comerciais ou residenciais é o tipo de sistema que vai ser instalado pelo consumidor, on-grid ou off-grid.
Quais são 4 documentos necessários para legalização?
Para que você consiga solicitar a instalação do sistema voltaico é necessário ter em mãos alguns documentos que serão requeridos durante o processo, são eles:
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional que é responsável técnico do projeto elétrico e responsável pela implantação do sistema de energia solar;
- número do registro da concessão feita pelo Inmetro ou certificado de declaração de conformidade compulsória de inversores;
- listagem dos consumidores que compõe o sistema de compensação;
- formulários de requisição para acesso devidamente preenchidos para a mini e microgeração entregue, que pode ser encontrada nos anexos I, III e IV da seção do Módulo 3 do PRODIST, definidos de acordo com a potência instalada.
É muito importante que o sistema seja instalado de forma que respeite todos os requisitos solicitados para que os seus benefícios sejam usufruídos da melhor maneira possível.
Como realizar a instalação do sistema fotovoltaico no meu imóvel?
É necessário que você contrate uma empresa com notória especialização no mercado e que tenha boas referências.
A Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro, e que tem atuação também em alguns locais do Espírito Santo.
Agora que você sabe mais sobre os documentos para legalizar uma usina solar, venha fazer uma simulação de projeto de energia solar em nosso site.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.