O uso da energia solar é uma das saídas para que as pessoas tenham abastecimento elétrico satisfatório sem sofrer o ônus dos reajustes das tarifas. Devido à sua relevância, alternativas como o seguro para a usina solar é uma forma de se precaver de prejuízos.
A realidade é que hoje diversos pequenos negócios avançaram para ter autonomia na geração da própria energia. Para isso, eles contam com a instalação de uma usina.
O mesmo se pode dizer dos clientes residenciais que desejam que a cobrança de energia elétrica mensal seja diminuída, além do interesse em soluções sustentáveis.
Se você se encaixa em um desses casos, fique sabendo agora como funciona esse tipo de seguro.
Índice
1. O que significa o seguro para usinas de energia solar?
2. Ressarcimento em caso de roubo de estruturas
3. Minimização do prejuízo em caso de danos naturais
O que significa o seguro para usinas de energia solar?
Todo tipo de seguro possui a finalidade de proteger o cliente em diversos tipos de problemas. Sendo assim, quando se fala em seguro para a usina de energia solar, a intenção é que as pessoas que optem por essas usinas também sejam protegidas financeiramente.
Dessa maneira, o pequeno empreendedor ou mesmo a pessoa física que tem placas de energia solar, podem buscar por esse seguro e, de acordo com a apólice escolhida, ter um ressarcimento para certos prejuízos ou sinistros.
Levando em conta que leva alguns anos para que toda a estrutura da usina de energia solar seja quitada, é claro que recorrer a esse seguro é importante para não ocorrerem gastos surpresa.
Ressarcimento em caso de roubo de estruturas
Um dos benefícios para quem escolhe esse tipo de seguro é ser ressarcido se alguém roubar alguma placa solar.
Infelizmente, existem casos de criminosos que roubam essas placas porque sabem da sua valorização, mas um seguro específico para isso costuma trazer mais segurança.
Aproveite para conhecer 4 documentos para legalizar uma usina solar.
Sendo assim, o cliente que percebeu que alguma placa solar foi roubada, bem como outros itens da estrutura, pode avisar à seguradora sobre o ocorrido, lembrando sempre de registrar o boletim de ocorrência na polícia.
A seguradora vai avaliar o sinistro e, confirmando o roubo, será feito o ressarcimento do valor para que uma nova estrutura seja comprada.
Minimização do prejuízo em caso de danos naturais
Levando em conta que a estrutura para gerar energia solar fica exposta, é sempre possível que ocorra algum dano natural.
Não se pode evitar que galhos acabem encostando nessa estrutura, dependendo de onde o imóvel esteja, ou até de que ela seja alvo de um animal, se for uma placa de chão e estiver em uma área rural.
Além de tudo, fenômenos naturais, como tempestades muito intensas, podem danificar as placas solares e seus acessórios.
Tudo isso reforça que apostar em um seguro desse tipo gera muito mais sossego para quem quer ser autônomo energicamente. Afinal, a seguradora também pode oferecer ressarcimento em situações assim.
Agora que sabe um pouco mais sobre seguro para usina solar, faça uma simulação de projeto de sistema de energia solar para a sua propriedade e conheça as inúmeras vantagens de gerar e consumir energia limpa de fonte inesgotável.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.