Um dos segmentos que mais cresce ultimamente é o de energia solar. Como o setor está em alta e disponibiliza diferentes oportunidades, vale a pena conhecer alguns conceitos antes de escolher investir e gerar energia. Por exemplo, existe diferença entre usina solar e parque solar?
Essa compreensão é importante até mesmo para decidir se é contratar um serviço ou instalar um sistema fotovoltaico próprio. Afinal, já existem diferentes soluções em energia solar e todas são opções de economizar consumindo energia limpa.
Então, confira as principais diferenças entre uma usina solar e parque solar e acumule mais informações sobre as alternativas nesse setor.
Índice
1. O que é uma usina solar?
2. E o que seria um parque solar?
3. Qual a diferença?
O que é uma usina solar?
Qualquer unidade com sistema fotovoltaico instalado e produzindo energia solar pode ser considerada uma usina. No entanto, o que pode variar é a potência do sistema, isto é, o volume de energia que é capaz de produzir.
Essa nomenclatura se encaixa, em geral, para propriedades residenciais e pequenas empresas que geram energia fotovoltaica.
Portanto, para ser uma usina solar não é necessário apresentar vasta área com painéis fotovoltaicos instalados, Mas vale ter atenção ao conceito de microgeração de energia, que são os sistemas com potência menor que 75 kWp, com regulamentação da ANEEL.
Em grande parte, uma usina solar é construída em um local mais plano. Além disso, as placas tendem a ser fixas ou até mesmo podem contar com um sistema que faça o acompanhamento do movimento do sol, que chama-se tracker. Ele é o responsável por garantir que se aproveite com eficiência toda a luz solar durante o dia.
E o que seria um parque solar?
Um conjunto de sistemas fotovoltaicos projetados para a produção de um grande volume de energia solar. Isso contar com uma área ampla com muitos painéis fotovoltaicos instalados em solo, gerando alta quantidade de energia elétrica.
Posteriormente, essa energia é distribuída por meio das redes de transmissão para os consumidores que contratam energia solar para os mais diversos tipos de utilização.
Contudo, os parques solares geralmente são construídos em área mais específica. E a eletricidade que geram pode ser utilizada em diversos locais, como empresas na área urbana, indústrias, propriedades residenciais ou rurais.
Qual a diferença?
Ambas são excelentes alternativas, a diferença que você pode ter uma usina de energia solar em sua propriedade residencial ou comercial e ser o único consumidor. Enquanto que um parque solar gera energia para diferentes consumidores, pois fornece um serviço.
Quer saber mais a respeito? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar conosco, a Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.