Para quem está buscando alternativas de fontes de energia renovável para a sua empresa, pode ser um divisor de águas saber a viabilidade econômica de um projeto de energia solar, principalmente porque o setor está em alta e tem demonstrado inúmeras vantagens para quem investe.
Porém, algumas dúvidas persistem quando se trata de dar o primeiro passo, então trouxemos algumas informações que podem ajudar a descobrir a viabilidade econômica de um projeto antes de instalar. Veja só.
Índice
1. Payback em energia solar: o que significa?
2. Afinal, como saber a viabilidade econômica?
2.1 Investimento inicial
2.2 Custos de operação e manutenção
2.3 Durabilidade do sistema
Payback em energia solar: o que significa?
Quando falamos sobre viabilidade econômica dos sistemas de energia solar, automaticamente devemos pensar no payback, que é o período em que o custo de investimento se paga, gerando lucro.
Aproveite para saber como vale a pena produzir sua própria energia.
Esse cálculo é feito de forma individual para cada empresa, para que você possa saber quando terá retorno sobre o investimento realizado.
O payback é um cálculo muito importante para saber a viabilidade econômica sobre a instalação do projeto de energia solar para a sua empresa, além de outros fatores que vamos falar a seguir.
Afinal, como saber a viabilidade econômica?
Investimento inicial
O investimento inicial de um sistema de energia solar pode ser alto, mas, como dissemos, o payback pode ocorrer entre 3, 5 ou 8 anos para as empresas, a depender do porte da empresa e do valor do investimento.
Quando falamos sobre o tempo de vida útil do sistema, podemos observar que esse investimento compensa, afinal a durabilidade dos equipamentos é demais de 20 anos, o que favorece observar o retorno financeiro e continuar usufruindo dos benefícios de gerar energia solar.
Além disso, também podemos destacar que o sistema de energia solar não ajuda a economizar somente na conta de luz mensal, mas também traz para a propriedade uma série de outras vantagens, como a própria valorização do bem imóvel.
Aliás, casa com energia solar tem mais valor: saiba 5 vantagens.
Custos de operação e manutenção
Outros pontos que devem ser observados para saber a viabilidade econômica do projeto de energia solar para empresas são os custos de operação e manutenção desses sistemas.
Os equipamentos, a instalação e a manutenção possuem um custo que varia conforme a carga que você deseja que o sistema fotovoltaico tenha, e quanto de energia ele irá produzir.
Além disso, também é necessário entender se o sistema de energia solar irá suprir totalmente ou parcialmente a demanda de energia da empresa, para então saber a viabilidade econômica.
Durabilidade do sistema
Como vimos, a durabilidade de um sistema fotovoltaico impacta diretamente na análise da viabilidade econômica de um projeto fotovoltaico.
Isso porque os painéis solares tem vida útil de mais de 25 a 30 anos anos e são um dos componentes essenciais do sistema, sendo um equipamento te alta tecnologia, resistente e com função crucial para gerar energia a partir da luz do sol.
Tratam-se de painéis que dispensam trocas, inclusive há casos em que o fabricante dá um tempo de garantia proporcional à expectativa de vida útil desses equipamentos, que pode ser de até 40 anos.
Outro ponto é observar a quantidade de energia que será produzida pelos painéis solares. Isso porque é algo que também interfere na viabilidade econômica do projeto, bem como conhecer detalhadamente os valores da conta de luz mensal da empresa.
Quer saber mais a respeito? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar conosco, a Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.