Se você está pensando em investir em um sistema de energia solar para a sua residência ou para a sua empresa, já deve ter ouvido falar sobre compensação de energia ou créditos de energia solar, não é mesmo?
Existem alguns detalhes que são importantes conhecer antes de investir, assim você tem uma ideia melhor dos benefícios dos quais pode usufruir, de como aproveitar ao máximo todas as vantagens de contar com energia limpa de fonte solar e do potencial de produção do sistema fotovoltaico instalado.
Entenda mais a respeito com as informações que separamos a seguir.
Índice
1. O que é o sistema de créditos de energia?
2. Como funciona a compensação de energia por meio de créditos?
2.1 O excedente de energia vira crédito
3. Como funciona o crédito de energia obtido com o sistema on grid?
4. Qual a validade desses créditos da energia solar?
O que é o sistema de créditos de energia?
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu uma resolução onde o funcionamento da energia elétrica em microgeração é regulamentada.
§1º Para fins de compensação, a energia ativa injetada no sistema de distribuição pela unidade consumidora será cedida a título de empréstimo gratuito para a distribuidora, passando a unidade consumidora a ter um crédito em quantidade de energia ativa a ser consumida por um prazo de 60 (sessenta) meses | Texto da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482
A partir dessa resolução, um sistema de compensação de energia foi criado para incentivar o investimento de geração de energia elétrica a partir de energia renovável para empresas e para residências.
Depois dessa medida, mais de 120 mil unidades de consumo de micro e minigeração foram implantadas. Esses sistemas funcionam como geradoras de energia elétrica menores, que estão ligadas à rede de distribuição de energia elétrica pública.
Como funciona a compensação de energia por meio de créditos?
O funcionamento é bem simples, trata-se de ter o sistema fotovoltaico de geração de energia solar conectado à rede de distribuição.
Assim, quando estão em funcionamento, captam luz e calor do sol e produzem energia continuamente, que senão for consumida pela propriedade, tem o excedente injetado na rede.
O excedente de energia vira crédito
Vale lembrar que toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é distribuída para o local. Isso reduz drasticamente a necessidade de consumir energia entregue pela concessionária. Ou seja, o usuário produz sua própria energia em sua propriedade, por meio de um sistema fotovoltaico eficiente.
Então, quando essa produção excede a demanda de consumo de eletricidade da propriedade, isto é, não é consumida totalmente, gera-se um excedente. Esse volume que excedeu é injetado na rede de distribuição e compensa-se o usuário por isso, em forma de créditos de energia.
Esses créditos são medidos por quilowatts, e podem ser abatidos nas contas de luz dos próximos meses, tendo uma validade de até 60 meses.
Como funciona o crédito de energia obtido com o sistema on grid?
O sistema de energia solar on grid é conectado à rede de distribuição e funciona a partir da captação solar por meio do painel fotovoltaico. Gera-se essa energia em corrente contínua, que passa pelo inversor solar e depois transforma-se em corrente alternada.
No entanto, a energia elétrica excedente , que não foi consumida, é injetada na rede de distribuição de energia, que geram créditos para serem utilizados posteriormente, dentro de um prazo específico.
Além disso, vale pontuar que a propriedade utiliza a energia que o sistema produziu, mas caso falte energia solar, a rede de distribuição supre as necessidades e demandas do local.
Qual a validade desses créditos da energia solar?
A validade é de até 60 meses.
Assim, os créditos de energia podem ser utilizados pela pessoa proprietária do sistema em casos de consumo de eletricidade à noite, consumo em outra propriedade de mesma titularidade da mesma pessoa ou em outras situações, como a de baixa produção de energia solar.
Novo relógio de luz
O novo relógio de luz, aquele bidirecional, passou a medir a energia que foi consumida da rede e a quantidade de energia excedente que foi injetada.
Esse novo relógio é importante no sistema de compensação de energia e geração de créditos. Inclusive, pode ser instalado gratuitamente.
Depois de adequar o seu sistema de medição, a rede de distribuição passa a ser responsável pela manutenção e operação do sistema.
Se quiser saber mais sobre o assunto, faça uma simulação de projeto de energia solar em nosso site ou entre em contato com a nossa equipe já!
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.