Você já ouviu falar sobre a funcionalidade do controlador de carga em painéis de energia solar? É um equipamento fundamental para o melhor funcionamento, evitando que aconteçam potenciais problemas. Entre os principais disponíveis no mercado estão o PWM e o MPPT.
Esses dois modelos de controladores de carga possuem algumas diferenças, que podem otimizar a vida útil dos seus painéis de energia solar, entregando os resultados esperados para você.
Dessa maneira, sabendo disso, contamos tudo o que você precisa saber sobre o controlador de carga, além das principais diferenças entre PWM x MPPT. Acompanhe.
Índice
1. O que é um controlador de carga?
2. PWM x MPPT
3. Conheça mais sobre a Green Solar
O que é um controlador de carga?
Um controlador de carga ou carregador está localizado entre as baterias e os painéis de energia solar. Ele é usado para o controle da voltagem de entrada. Dessa forma, consegue evitar descargas excessivas e sobrecargas, o que prolonga e otimiza a vida útil.
Basicamente, os painéis solares conseguem produzir mais ou menos energia segundo a quantidade de luz solar. A partir disso, as baterias podem não suportar essa variação.
É por esse motivo, além de conseguir o aperfeiçoamento das baterias, que um controlador de carga pode ajudar.
Resumidamente, ele é uma das partes mais importantes de todo o sistema de geração de energia solar. Afinal, é o responsável por fazer o gerenciamento da energia, enviando a quantidade necessária para o banco de alimentação das baterias.
PWM x MPPT
Para quem quer adquirir um controlador de carga, existem dois modelos disponíveis no mercado: o PWM e o MPPT.
Os dois contam com algumas diferenças e podem potencializar os resultados dos painéis de energia solar.
Aproveite para conhecer também outro equipamento que compõem um painel solar: o micro inversor. Saiba como funciona e qual a diferença em comparação com o inversor solar.
Assim sendo, os controladores PWM (da sigla Pulse Width Modulation) são os mais usados no mundo todo. Eles contam com uma menor eficiência, mas o seu preço é mais acessível.
Nesse caso, os pulsos de tensão em alta frequência conseguem garantir um máximo de carga da bateria. No entanto, ele pode perder altas s de energia.
Enquanto isso, o MPPT (da sigla Maximum Power Point Tracking) é ao contrário. Mesmo sendo duas vezes mais caros em relação ao PWM, possuem uma maior eficiência.
Ou seja, ele tem a capacidade de manter a potência máxima que a energia solar fornece. Assim, chega a ganhar aproximadamente 60%.
Além disso, o MPPT, diferente do PWM, não acaba limitando a tensão que é enviada pelos painéis solares, aumentando a corrente. Dessa maneira, o tempo de carregamentos das baterias acaba sendo muito mais veloz.
Dessa maneira, se busca entender qual é a melhor opção entre o controlador de carga PWM e o MPPT, vale a pena fazer a comparação de diferença dos custos com a redução da quantidade de painéis. Afinal, um sistema mais eficiente permite que menos painéis sejam utilizados.
Conheça mais sobre a Green Solar
Se quiser saber mais sobre o controlador de carga, não perca mais tempo e acesse o site da Green Solar, em nossa página você pode saber detalhes sobre os soluções e serviços, além de conhecer cases de clientes já atendidos com sucesso.
Além disso, saiba que pode também fazer uma simulação de sistema fotovoltaico para a sua propriedade.
Ou ainda tornar-se um franqueado, caso tenha o instinto empreendedor e interesse pelo setor de energia solar. De toda forma, nossa equipe está completamente à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.