Infelizmente, não são todas as pessoas que têm consciência da necessidade da manutenção preventiva do sistema fotovoltaico de geração de energia solar. Sendo assim, muitas se surpreendem quando percebem que a eficiência do sistema está mais baixa.
Como acontece com todo tipo de equipamento que é instalado em um imóvel, a sua manutenção preventiva não deve ser negligenciada. Inclusive, é possível existem consequências negativas quando essa manutenção não é feita.
Se você instalou um sistema fotovoltaico e ainda não tem o hábito de realizar a manutenção preventiva, continue lendo para entender porque passar a fazê-la o mais rápido possível.
Índice
1. O que significa a manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos?
2. O que acontece se essa manutenção não for feita?
3. Quem é indicado para fazer essa manutenção?
O que significa a manutenção preventiva dos sistemas fotovoltaicos?
Há diversos componentes no sistema fotovoltaico e o bom funcionamento de cada um deles conta para que a energia elétrica possa ser gerada.
Sendo assim, a manutenção preventiva consiste em analisar periodicamente todos os módulos e limpá-los, observar se há alguma avaria e realizando reparos, quando necessário.
É importante salientar que, quando se fala em manutenção periódica dos módulos fotovoltaicos, fala-se em fazer uma vistoria neles mesmo quando não há indício algum de dano.
Afinal, a ideia dessa forma de manutenção é exatamente localizar qualquer problema de maneira antecipada e evitar que isso cause distúrbios mais sérios ao funcionamento do sistema. Inclusive, a recomendação de especialistas é que essa manutenção preventiva ocorra anualmente.
Então, saiba também os benefícios da manutenção regular para sistemas fotovoltaicos.
O que acontece se essa manutenção não for feita?
Uma das grandes consequências quando a manutenção preventiva não é realizada é que o sistema fotovoltaico tem a sua vida útil reduzida.
De forma geral, trata-se de uma estrutura pensada para funcionar por até 30 anos, mas a falta de manutenção pode fazer com que seja preciso trocar placas solares e outras peças em um tempo bem menor.
Em casos mais sérios de avaria, pode ser preciso que se faça a troca de todo o sistema fotovoltaico, gerando um custo que poderia ser impedido apenas com a manutenção preventiva anual.
Outra consequência bastante séria é que a quantidade de eletricidade gerada pode ser reduzida pela metade. Levando em conta que a ideia das placas solares é reduzir a conta de energia, é claro que isso não acontece se a eficiência do sistema fotovoltaico estiver comprometida.
Quem é indicado para fazer essa manutenção?
O ideal é que as pessoas façam essa manutenção com pessoas que sejam especializadas, ou seja, que tenham conhecimento de quais são as principais avarias no sistema fotovoltaico e, com isso, possam localizá-las de forma preventiva.
Deve-se buscar pessoal especializado para que se realize essa manutenção preventiva, de forma criteriosa a respeito da avaliação individual de cada um dos módulos fotovoltaicos.
Vale dizer que, na maioria das vezes, o custo para que cada um dos módulos recebam essa manutenção não fica maior do que R$25.
Gostou de saber sobre a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico e sentiu necessidade de ter o seu, gerando a própria energia da sua propriedade? Então, é só vir fazer uma simulação de projeto de energia solar alinhada à sua demanda de consumo.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.