Em 2021, a energia solar representou cerca de 3,8% da matriz elétrica brasileira, com uma capacidade instalada de 8,5 GW.
O país é considerado um dos maiores mercados de energia solar da América Latina e tem potencial para se tornar um dos principais produtores mundiais de energia solar.
Nesse sentido, é claro que um grande ponto a favor são as condições climáticas do Brasil são favoráveis para a geração de energia solar, com alto nível de irradiação solar em grande parte do território, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Por isso, neste artigo vamos comentar o panorama atual e as perspectivas para o futuro para que você entenda melhor e consiga fazer escolhas conscientes sobre o consumo de energia.
Índice
1. Governo brasileiro e o incentivo à expansão da energia solar
2. Quais são as perspectivas para o futuro?
3. Conclusão
Governo brasileiro e o incentivo à expansão da energia solar
O governo brasileiro tem incentivado a expansão da energia solar por meio de políticas públicas como leilões de energia e linhas de financiamento.
Aliás, saiba como funciona o financiamento em energia solar.
Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamentou o sistema de compensação de energia elétrica, que permite aos consumidores com sistemas de energia solar fotovoltaica instalados em suas residências ou empresas injetarem o excedente de energia na rede elétrica e receberem créditos para abater em suas contas de luz.
Outro fator que tem contribuído para o crescimento da energia solar no Brasil é a preocupação crescente com a sustentabilidade e a redução da emissão de gases de efeito estufa.
E por falar em sustentabilidade, entenda o que é o “marketing verde” para as empresas.
A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite poluentes durante a geração de energia elétrica, o que a torna uma alternativa mais sustentável em relação às fontes tradicionais de energia.
Como podemos notar, a tendência é que a energia solar se consolide como uma fonte importante de energia elétrica no país, impulsionando a economia e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Quais são as perspectivas para o futuro?
As perspectivas para o futuro da energia solar no Brasil são bastante positivas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a capacidade instalada de energia solar no país deve crescer para 28 GW em 2030, representando cerca de 11% da matriz elétrica brasileira.
O governo brasileiro também tem planos de leiloar novos projetos de energia solar nos próximos anos, o que deve impulsionar ainda mais o setor. Além disso, a crescente demanda por energia limpa e renovável no mundo todo deve impulsionar o mercado de energia solar no Brasil, especialmente com a expectativa de redução de custos da tecnologia.
Conclusão
O mercado de energia solar no Brasil é promissor e as pessoas têm despertado sobre as vantagens dessa alternativa no país. O cuidado é apenas procurar empresas idôneas para contratar os serviços nesse setor, evitando riscos e frustrações.
E já que a energia solar fotovoltaica vem se tornando cada vez mais acessível e competitiva em relação às fontes tradicionais de energia, isso impulsiona a adesão das pessoas e empresas.
Em outras palavras, o momento atual é positivo e o futuro pode ser um grande passo para a visersificação da matriz energética no país.
Afinal, graças aos debates intensos no tema sustentabilidade e a fontes alternativas de energia só crescem, o que significa que veremos a energia solar sendo amplamente utilizada.
Quer saber mais a respeito? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar conosco, a Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.