O Brasil é pioneiro no setor de energia e tem muito potencial para ampliar as fontes renováveis, além de desenvolver mais a tecnologia de armazenamento de energia solar.
Portanto, a ideia é que essa alternativa de produção de energia torne-se cada vez mais competitiva no país, com evolução tecnológica e preços mais acessíveis.
No entanto, o lado bom para as empresas é aproveitar o potencial de desenvolvimento das energia limpa para cumprir os critérios de ESG.
Então, hoje vamos falar sobre como se faz o armazenamento de energia solar e comentar mais detalhes sobre o desenvolvimento dessa opção de gerar energia no Brasil. Portanto, confira as novidades no setor e fique por dentro.
Índice
1. Primeiro lembre qual a importância da Energia Solar
2. Pesquisas recentes sobre armazenamento de energia solar
3. O desafio de gerar e armazenar energia solar
Primeiro lembre qual a importância da Energia Solar
A energia solar é uma tecnologia fotovoltaica limpa, sustentável e favorável para o meio ambiente.
É gerada de forma sustentável, pois não emite gases que causam o efeito estufa, o que a torna uma energia alternativa.
A energia fotovoltaica se popularizou nos últimos anos por ser uma energia limpa e de fonte inesgotável, que não emite CO2, além de ser fácil de instalar nos telhados de casas ou edifícios, ou no solo, desde que esteja livre de sombras. Possuem mínimo impacto ambiental.
É uma boa opção para o consumidor que pretende reduzir as tarifas cobradas pelas fornecedoras de energia elétrica.
Aproveite para saber como energia solar pode baratear o custo operacional da empresa.
Pensando em transição de energia, o tempo é curto, o que requer um salto grande para novos modelos, onde a fonte solar (energia produzida pelo sol) e eólica (energia produzida pelo vento) serão fundamentais.
Pesquisas recentes sobre armazenamento de energia solar
Pesquisadores japoneses se colocaram à disposição para solucionar uma das principais questões de aplicação e armazenamento de energia solar.
Com dedicação para conhecer mais a fundo um novo dispositivo que promete não apenas converter energia em eletricidade, buscam ser capazes também de armazenar essa energia a longo prazo. Logo, seria capaz utilizá-la em um momento posterior.
O desafio de gerar e armazenar energia solar
No entanto, esse é um grande desafio. Pois, na atualidade, células fotoelétricas podem converter energia solar em eletricidade, mas não são capazes de armazenar a energia coletada.
Ademais, um sistema que armazena energia solar coletada em dias ensolarados para ser usada em dias chuvosos ou durante a noite, é caro e não se mostra uma solução muito eficiente.
A iniciativa do principal autor dos estudos, Hairung Xue, pelo NIMS (Instituto Nacional de Ciência de Materiais) do Japão, busca encontrar uma solução para esse problema.
Porém, as tentativas de encontrar uma solução se mostraram bem complexas e caras.
Para chegar a um resultado realmente eficiente, a pesquisa analisa seis tipos de baterias de metal recarregáveis que podem vir a ser um sistema que gere e armazene energia solar. São elas:
- lítio-enxofre;
- íon-lítio;
- íon-zinco;
- lítio-oxigênio;
- lítio-dióxido de carbono;
- lítio-iodo.
Esses tipos de bateria foram divididos em dois grupos: baterias de metal recarregáveis com capacidades fotovoltaicas do tipo aberto e do tipo fechado.
A principal diferença entre elas é a permissão ou não da entrada e saída gasosa do sistema.
Então, a partir das experiências realizadas, os pesquisadores estabeleceram os pontos fracos e os pontos fortes de cada tipo de bateria.
Lembre-se que o Íon Lítio é comumente usado como material nos celulares, notebook e carros movidos por eletricidade. Porém, tem pouca utilidade na energia solar por ter uma estrutura complexa.
Por fim, a pesquisa não conseguiu chegar a uma conclusão sobre qual seria o caminho mais favorável para tornar a tecnologia do armazenamento de energia solar a longo prazo viável.
Mas tudo indica que os estudos, análises e teste vão continuar, pois trata-se de uma área em expansão. Aliás, diversos países têm interesse no desenvolvimento tecnológico da energia solar para que agilizem o processo de transição de matriz energética.
Agora que você está por dentro dos últimos acontecimentos do setor energético, aproveite para conhecer mais a Green Solar, acessar o nosso site e fazer uma simulação do seu projeto de energia solar.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.