Há algum tempo, as pessoas tinham mais dúvidas com relação à energia solar, o seu custo e a sua eficiência. No entanto, é cada vez mais comum ver residências com placas de energia fotovoltaica, inclusive já são mais expressivos os números dos estados que lideram a geração de energia no Brasil.
Isso porque tanto empresas, quanto propriedade residenciais se beneficiam com essa alternativa de energia. E, de acordo com as informações do infográfico criado pela ABSOLAR, são mais de 700 mil sistemas fotovoltaicos em funcionamento, conectados à rede. Saiba agora quais estados brasileiros lideram essa geração.
Índice
1. Opção por energia fotovoltaica tem se popularizado no Brasil
2. Quais são os Estados que estão à frente na geração de energia solar?
3. Este é o momento perfeito para trocar a eletricidade pela energia solar!
Opção por energia fotovoltaica tem se popularizado no Brasil
Os motivos pelos quais os brasileiros têm se rendido ao uso da energia solar são variados, mas a economia é um dos mais impactantes.
Afinal, consegue-se pagar 90% a menos todos os meses na conta de luz quando se opta pela instalação de placas fotovoltaicas e a economia fica ainda maior depois que o financiamento dessas placas termina.
Aproveite para saber também 5 vantagens de uma casa com energia solar.
A proteção ambiental também é um fator importante pelo qual muitos estão aderindo à energia solar: como ela é uma energia “limpa”, significa que não há emissão de gás carbônico no processo de produção, ou seja, não emite gases poluentes e não agride o meio ambiente.
Quais são os Estados que estão à frente na geração de energia solar?
Dois estados da região Sudeste estão na frente quando se fala em produção de energia solar: o primeiro é Minas Gerais, chegando perto de 15% de toda a sua energia, enquanto São Paulo vem em seguida, com quase 13%.
As duas posições seguintes são de Estados gaúchos: Rio Grande do Sul, com quase 11%, e Paraná, com exatos 8%.
Em último lugar, está o Amapá, com menos de 1% de energia solar, destacando que, de forma geral, tanto a região Norte quanto a região Nordeste têm ainda uma adesão baixa à energia fotovoltaica.
A ABSOLAR também tem informações relacionadas aos municípios brasileiros com maior porcentagem de energia solar sendo produzida: em último lugar, a capital Manaus, com meio por cento.
Por outro lado, Florianópolis é a cidade brasileira que mais produz energia fotovoltaica, superando 2%.
É claro que ainda é uma quantidade pequena, mas já mostra como a energia solar tem se expandido por todas as regiões.
Este é o momento perfeito para trocar a eletricidade pela energia solar!
Para quem tem interesse em tentar a energia solar e ainda não fez isso, este é o momento ideal!
Isso porque, a partir do segundo semestre de 2023, haverá cobrança de impostos para a instalação de placas solares, o que ficou conhecido como Lei da Energia Solar.
Entretanto, se a instalação for antes desse período, o proprietário fica livre da cobrança até 2045. Por isso, é importante aproveitar a chance de reduzir a conta de eletricidade e optar pelo consumo de uma energia mais sustentável.
Agora que você já está por dentro do ranking dos estados brasileiros que lideram a geração de energia solar, faça já uma simulação do seu projeto com a Green Solar, somos a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.