Se você tem um projeto de energia solar, já sabe que é necessário que ele seja aprovado? Isso porque ao homologar o projeto de energia solar você obtém a regularização junto à Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL.
Por isso, reunimos o que é preciso saber sobre a homologação de projeto de energia solar e quais os documentos envolvidos, além de outras informações complementares. Veja a seguir.
Índice
1. Como homologar projeto de energia solar
2. Quais os passos para homologar
2.1 Solicitar acesso
2.2 Análise do projeto
2.3 Processo de instalação
2.4 Vistoria
2.5 Substituição do medidor
3. Documentos necessários
Como homologar projeto de energia solar
No processo da homologação, a ANEEL analisa o sistema que será instalado na sua residência ou empresa, conferindo se todas as normas de segurança serão realmente cumpridas.
Dessa forma, esse processo ajuda a garantir o máximo de eficiência para os módulos voltaicos, além de conferir maior segurança, tanto para os instaladores, quanto para as pessoas que moram ou trabalham no local da instalação.
E por falar em eficiência, saiba como a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico pode aumentar a potência dele.
Para a homologação, primeiramente é preciso fazer o projeto com uma empresa de energia solar, onde algumas informações serão destacadas, como:
- estrutura do imóvel;
- total dos módulos fotovoltaicos;
- e o potencial de energia do seu sistema.
A partir disso, você precisa entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica, na qual você solicitará a integração do sistema voltaico com a rede de energia da sua casa ou empresa.
Vale destacar que a homologação é necessária para os sistemas do tipo on grid, pois é necessária para realizar a conexão à rede de distribuição de energia elétrica convencional.
No caso do sistema off grid, não mantém conexão com a rede distribuidora, então não injeta energia na rede. Neste caso, a homologação é dispensada.
Quais os passos para homologar
Hoje em dia, a homologação de energia solar pode ser realizada de forma simples. Veja a seguir quais os passos a serem seguidos.
Solicitar acesso
Primeiramente, você solicitará o acesso, tanto para minigeração, quanto para microgeração. Esse pedido será realizado à concessionária de energia, na qual você entregará alguns documentos.
Análise do projeto
Logo depois, o projeto será analisado e, consequentemente, aprovado ou reprovado. Se aprovado, será emitido o Parecer de Acesso de Microgeração ou de Minigeração.
Processo de instalação
Após, você já pode instalar. É importante contar com uma empresa com boa reputação no mercado.
Vistoria
Na sequência, depois do sistema já estar instalado, a vistoria será solicitada. Nesse passo, profissionais conferem se o sistema foi instalado corretamente. Além disso, são realizados alguns testes com o inversor.
Substituição do medidor
Depois da vistoria ser concluída, a concessionária substitui o medidor tradicional por um medidor bidirecional. Assim que concluído, o sistema fotovoltaico já se encontra pronto para uso.
Documentos necessários
Assim que você contatar a concessionária da sua cidade, uma documentação será solicitada. Entre eles estão:
- os consumidores que utilizarão o sistema;
- anotação de Responsabilidade Técnica (ART), elaborada pelo técnico responsável pelo projeto e instalação;
- número de registro da concessão do INMETRO – ou, no caso do inversor, número de conformidade;
- formulários da solicitação de acesso para a micro ou minigeração distribuída, segundo a potência instalada;
- formulários padrões para cada situação.
Quer saber mais a respeito? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar conosco, a Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.