Com o mercado de energia fotovoltaico aquecido, muito informação circula e faz com que pessoas e empresas estejam mais conscientes sobre adotar fontes de energia limpa e renovável. Mas depois da escolha, é normal querer entender como funciona a integração da energia solar na rede elétrica.
Então, confira cada etapa do processo, desde a elaboração do projeto de um sistema de energia solar, até a homologação junto à concessionária local e a instalação na propriedade.
Índice
1. Elaboração do projeto de energia solar
2. Solicitação de acesso e análise do projeto
3. Processo de instalação e homologação
Elaboração do projeto de energia solar
Tudo começa com a elaboração de um projeto preciso, sob medida para a demanda da propriedade. Para isso, é recomendável primeiro fazer uma simulação do projeto com uma empresa especializada em energia solar.
Portanto, nesta fase, algumas informações cruciais são importantes. Veja quais são:
- estrutura do imóvel: a avaliação da estrutura do imóvel é essencial para determinar a melhor disposição dos painéis solares, levando em consideração a inclinação, orientação e área disponível para instalação;
- total de módulos fotovoltaicos: com base nas necessidades de consumo energético, é calculada a quantidade de módulos fotovoltaicos necessários para suprir a demanda de eletricidade da residência ou empresa;
- potencial de energia: o potencial de geração de energia do sistema fotovoltaico é estimado com base na localização geográfica, irradiação solar média e outros fatores climáticos.
Veja também como saber a viabilidade econômica do projeto de energia solar para empresa.
Solicitação de acesso e análise do projeto
Com o projeto em mãos, o próximo passo é entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica. Afinal, a solicitação de acesso é feita para viabilizar integração da energia solar na rede elétrica convencional.
Aproveite para saber como homologar projeto de energia solar e entender como aprovar o seu sistema.
Portanto, esse processo é fundamental para os sistemas do tipo on-grid, que são aqueles que permanecem conectados à rede de distribuição. Veja as etapas a seguir:
- solicitar acesso: o interessado solicitará o acesso à distribuidora, especificando se o sistema será de minigeração (até 75 kW) ou microgeração (até 5 MW). Documentos, como o projeto elétrico, serão entregues nessa etapa;
- análise do projeto: o projeto será minuciosamente analisado pela distribuidora, levando em consideração aspectos técnicos e de segurança. Essa avaliação visa garantir que todas as normas e padrões de segurança sejam rigorosamente cumpridos;
- parecer de acesso: após a análise, a distribuidora emitirá o Parecer de Acesso de Microgeração ou Minigeração. Esse parecer indicará a aprovação ou reprovação do projeto, bem como eventuais ajustes necessários.
Processo de Instalação e Homologação
Após a obtenção do Parecer de Acesso, inicia-se o processo de instalação do sistema fotovoltaico. Esse processo envolve a colocação dos painéis solares, inversores e demais componentes necessários para a geração de energia.
Depois, dada a conclusão da instalação, o sistema passa por uma inspeção final. Dessa forma, os passos são os seguintes:
- instalação: instalam-se os componentes do sistema conforme consta na versão aprovada do projeto. Isso inclui os painéis solares, inversores, cabos elétricos e dispositivos de segurança;
- inspeção final: após a instalação, realiza-se uma inspeção para verificar a implementação correta do sistema e averiguar se está de acordo com as normas de segurança;
- homologação: a distribuidora, após uma nova análise para garantir a conformidade da instalação, emite a homologação do sistema. Isso significa que o sistema fotovoltaico tem autorização para conectar-se à rede elétrica convencional.
Assim, a integração da energia solar à rede elétrica envolve um processo bem estruturado, que abrange desde a elaboração do projeto até a homologação junto à concessionária. A atuação de empresas especializadas, a análise minuciosa do projeto e a conformidade com as normas são passos essenciais para assegurar a eficiência e a segurança do sistema.
E então? Já pensou em quanto você está perdendo por ainda não conhecer os benefícios da energia solar na prática, quando você paga sua conta de luz? Então, faça já uma simulação de projeto de energia solar conosco para descobrir. A Green Solar é a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.