As pessoas estão cada vez mais curiosas sobre a tecnologia da energia solar, pois essa alternativa tem provado ser uma excelente forma de gerar energia própria e economizar. Então, naturalmente o interesse por armazenar energia solar em baterias também é comum.
No entanto, esse tipo de armazenamento não é tão simples. Na verdade, possui vantagens e desvantagens que vamos conhecer um pouco mais neste artigo. Confira a seguir.
Índice
1. Investir em energia e bateria solares vale a pena?
2. Quais são as vantagens da bateria solar?
2.1 Pode ser utilizada como reserva
2.2 Não ser dependente da rede elétrica
2.3 Autonomia energética para propriedades isoladas
3. E quais são as desvantagens das baterias solares?
3.1 Custo elevado
3.2 Instalação complexa
Investir em energia e bateria solares vale a pena?
O serviço de armazenamento de energia existe há alguns anos, no entanto as baterias que armazenam a energia coletada são relativamente novidade dentro do setor energético.
As baterias, ao serem instaladas, podem armazenar a energia extra que foi coletada durante um pico de produção dos painéis solares, ao invés de utilizar diretamente no sistema.
As baterias são capazes de maximizar o uso da energia elétrica gerada pelas placas solares e seu objetivo é armazenar a energia extra para ser utilizada posteriormente.
Aproveite e conheça novidades no armazenamento de energia solar.
Portanto, são diferentes pontos positivos e negativos que precisam ser considerados antes de optar pela energia solar com armazenamento em baterias. Veja abaixo alguns deles.
Quais são as vantagens da bateria solar?
As vantagens são atrativas principalmente porque incluem a possibilidade de ter energia elétrica extra armazenada para qualquer uso. Então, listamos três vantagens a seguir.
Pode ser utilizada como reserva
Se seu sistema fotovoltaico estiver conectado à energia elétrica, poderá produzir energia ao longo do dia para utilização dos aparelhos presentes na casa. No entanto, quando se produz energia em excesso, ela é enviada para a rede, é como se parte da energia fosse “desperdiçada”.
A bateria solar serve exatamente para evitar que isso ocorra. Ela armazenará essa energia extra para utilizá-la durante a noite, por exemplo. Ou em momentos em que a produção de energia pelo sistema solar tenha diminuído por algum motivo.
Não ser dependente da rede elétrica
A luz do sol só fica disponível durante o dia, que é quando a maior parte das pessoas não está em casa. Logo, armazena-se essa energia excedente para utilização durante a noite.
Assim, quase nunca você precisará usar a rede elétrica, economizando na conta de luz.
Além disso, há baterias que permitem armazenar energia suficiente para 2 a 3 dias, a depender do consumo.
Autonomia energética para propriedades isoladas
O armazenamento de energia solar em baterias garante autonomia energética para propriedades que tenham um sistema de energia solar instalado porém sejam isoladas ou muito afastadas da rede de distribuição elétrica convencional.
E quais são as desvantagens das baterias solares?
As desvantagens vão desde os custos até a instalação dessa tecnologia. Veja quais são a seguir.
Custo elevado
Talvez o motivo que leva a maior parte das pessoas a desistir de instalar baterias nos sistemas fotovoltaicos seja o valor elevado do investimento.
Por ser uma tecnologia que ainda está se desenvolvendo, acaba ainda sendo muito cara e pode chegar a custar tanto quanto um sistema solar completo.
Instalação complexa
Ao optar por ter um sistema de energia solar com baterias solares, é preciso considerar a complexidade da instalação, já que envolve o uso de equipamentos extras além dos normalmente utilizados em um sistema fotovoltaico.
Além disso, deve considerar também a necessária segurança da área, para evitar acidentes, e a proteção desses mecanismos contra intempéries.
Gostou de saber mais sobre armazenar energia solar em baterias? Saiba que pode encontrar outras informações como essas no blog da Green. Ou faça já uma simulação de projeto de energia solar.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.