A expansão do mercado de energia solar está mais evidente, um exemplo é a geração desse tipo de energia no Estados Unidos, que aumentou cerca de 113 milhões de horas nos últimos 10 anos. Também é possível ver mais aplicações da energia solar integrada à construção civil, inclusive em projetos residenciais.
Isso porque, com a demanda crescente, surgiu a necessidade de integrar sistemas fotovoltaicos nas residências desde a sua construção.
Sendo assim, vamos explicar melhor como os construtores civis atendem às especificações dos clientes nesse tipo de integração, mostrando um caminho fácil para conciliar as opções de design com as mudanças dos últimos tempos.
Índice
1. Saiba sobre a integração solar
2. Quais precauções devo tomar antes de fazer a integração fotovoltaica?
2.1 Fazer uma estimativa do gasto de energia
3. Como faço para escolher um sistema solar para minha casa em construção?
Saiba sobre a integração da energia solar à construção
A energia solar integrada à construção residencial, desde a fase de projeto, significa mais economia financeira com as contas de consumo de eletricidades, além do aumento do valor do imóvel com o passar do tempo.
Portanto, não são apenas vantagens financeiras que a integração da energia solar traz.
Com as mudanças percebidas, os arquitetos devem buscar adaptação à medida que a disponibilidade da integração fotovoltaica aumenta nas residências. Isso pode resultar em projetos mais criativos ou até mais ousados.
Aproveite para entender como a Lei da Energia Solar pode afetar os consumidores.
Quais precauções devo tomar antes de fazer a integração fotovoltaica?
Com um projeto e um planejamento de execução cuidadoso, é mais fácil integrar os painéis solares à construção de uma residência, inclusive assim podem ser melhor instalados.
Porém, algumas precauções que devem ser tomadas são, veja quais são a seguir.
Fazer uma estimativa do gasto de energia
Antes de construir uma casa que possui energia solar integrada à construção, os arquitetos devem realizar primeiramente um inventário amplo de como a energia será utilizada na casa.
Assim, criando expectativas de gastos reais será mais fácil idealizar o tamanho do sistema para abranger a demanda energética da propriedade.
Os painéis solares de uma residência costumam gerar de 350 a 850 kWh mensalmente. Uma casa que consuma mais do que isso deverá contar com um sistema de potência maior, o que implica um investimento maior.
Ou então a propriedade deve tornar-se mais eficiente em termos de utilização da eletricidade, antes de adotar um sistema fotovoltaico. Nesse sentido, algumas práticas que podem ajudar na redução do consumo de energia, são elas:
- selar possíveis vazamentos de ar;
- melhorar o isolamento;
- alterar as janelas para que sejam resistentes à luz UV;
- optar por eletrodoméstico que possuam com melhor classificação de eficiência.
Qual o melhor sistema fotovoltaico para uma residência em construção?
Na verdade, vários fatores são levados em conta na definir o sistema de energia solar que atenderá a demanda da propriedade.
Entre eles podemos citar a própria localização da casa, a área de instalação dos painéis e a quantidade de luz solar recebida durante o dia. Em geral, existem três tipos diferentes de sistemas
- sistema fotovoltaico integrados à rede: são os mais comuns. Permitem gerar energia solar complementar ao mesmo tempo em que recebem energia da empresa fornecedora de luz elétrica. E fornecem soluções equilibradas, em que os moradores conseguem economizar na conta de luz e parte da energia não utilizada pode ser convertida em créditos de energia;
- sistema fotovoltaico fora da rede: neste sistema as casas podem operar de forma independente da energia elétrica fornecida pela companhia. Apesar de maior liberdade, é necessário levar em conta que esta modalidade requer manutenção regular;
- sistema fotovoltaico híbrido: neste sistema, os dois tipos citados acima são correlacionados. O proprietário pode escolher se usará a luz fornecida pela companhia ou a energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico.
Agora você entende um pouco mais sobre a energia solar integrada à construção em projetos residenciais e as vantagens dessa opção. Então, acesse o nosso site e faça uma simulação do seu projeto com a maior empresa de soluções fotovoltaicas do Rio de Janeiro e comece a economizar já!
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.